O CORREIO DO CIDADÃO Nº 106

FUZIS PARA ENFRENTAR PISTOLEIROS

divulgado em 22/JUN/01

Fonte: The Sunday Times - 17/jun/01

Por Tom Robbins e James Clark

INGLATERRA - As forças policiais têm se armado, sem alarde, com fuzis de assalto poderosos e munição de alta penetração para manter a liderança na corrida armamentista com os criminosos.

Enfrentando criminosos altamente equipados, as forças especializadas da polícia estão adotando o fuzil HK G36K, um fuzil de assalto militar usado pelas forças especiais alemãs.

A arma permitirá à polícia penetrar os coletes blindados com balas mais finas e compridas que a munição padrão 9mm, além de possuir maior carga de projeção (pólvora) que proporciona um alcance maior. Miras laser projetarão um ponto de luz sobre o alvo para aumentar a precisão. Sua introdução, porém, dá-se em meio a uma maior preocupação com o aumento do emprego de armas pela polícia britânica nas ruas.

Dados oficiais recentemente liberados dão conta que, no ano passado, armas de fogo foram usadas pela polícia mais de 200 vezes por semana em média. Os dados, da Inspetoria Real das Polícias (Her Majesty's Inspectorate of Constabulary), mostram que armas de fogo foram empregadas por policiais em 10.915 casos no ano 2000, contra 3.772 em 1991. Em outubro/2000 a polícia de Nottinghamshire começou a armar os guardas a pé em duas regiões - a primeira vez que policiais em serviços rotineiros portaram armas.

As unidades armadas da polícia britânica muitas vezes se assemelham aos intimidantes esquadrões SWAT norte-americanos, usando coletes blindados negros, capacetes em estilo militar, macacões à prova de chamas e eventuais máscaras contra gases.

No mesmo período de nove anos, o número de crimes envolvendo armas de fogo aumentou muito pouco, de 6.665 casos em 1991 para 6.843 até abril de 2000.

Mesmo assim, os especialistas da polícia seguiram o exemplo americano de emprego de armas mais poderosas. (...)

Na Inglaterra, a preocupação da polícia é que, apesar do número de crimes ter permanecido constante, houve uma mudança de atitude com relação ao emprego de armas. Hoje elas são usadas como um acessório de moda entre as gangues dos bairros pobres, criando uma atmosfera extremamente instável. Treze pessoas morreram em Londres, nos meses de abril e maio passado, em tiroteios causados por gangsters jamaicanos chamados de "Yardies". "As polícias estão trocando as armas 9mm pelos G36K porque os criminosos estão usando coletes blindados" disse Mike McBride, editor da revista Jane's Police and Security Equipment. (...) Organizações civis estão ficando cada vez mais preocupadas com a proliferação de armas na polícia após uma sucessão de casos onde pessoas desarmadas foram baleadas. (...)

========================================================
COMENTÁRIO: Como se pode ver pela reportagem, o desarmamento da população honesta não trouxe nenhum benefício para os ingleses. Perderam o direito à defesa própria e nada ganharam em segurança. Apesar disso, ONGs financiadas com dinheiro inglês teimam em fazer o mesmo no Brasil.

************************************************************
* O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
* para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
* formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
* armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
* imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
* outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
* pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
* teor, envie um e-mail para: - armaria@mls.com.br -       *
* solicitando seu desligamento.                            *
* Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
* ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
* ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
* ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
************************************************************


Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

Retornar ao ARMARIA ON-LINE