O CORREIO DO CIDADÃO Nº 097

Padre estaria vivo se tivesse uma arma, disse o presidente da Sociedade São Gabriel Possenti.

divulgado em 13/JUN/00

fonte: U. S. Newswire

WASHIGNTON - 09/jun/2000 - "Monsenhor Thomas Wells, da Arquidiocese Católica de Washington, muito provavelmente estaria vivo hoje se tivesse uma arma carregada e soubesse usá-la" declarou hoje John Michael Snyder, presidente da Sociedade São Gabriel Possenti.

Monsenhor Wells, vigário da igreja católica Mãe Seton, de Germantown, no estado de Maryland (EUA), foi encontrado morto a pauladas ontem pela manhã na reitoria no condado de Montgomery.

"Este crime brutal, trágico e sem sentido de um dedicado e amado padre, mostra-nos que precisamos, hoje mais do que nunca, do espírito de São Gabriel Possenti", disse Snyder.

São Gabriel Possenti foi um seminarista católico que salvou os habitantes da pequena vila Isola de Gran Sasso, na Itália, de uma gangue de 20 terroristas em 1860, com um único tiro certeiro capaz de causar inveja aos melhores atiradores de seu tempo. Possenti morreu em 1862 e foi canonizado pelo Papa Benedicto XV em 1920. Sua história e biografia foi contada por seu colega de ordem Godfrey Poage, em 1962, no livro intitulado Filho da Paixão.

A Sociedade São Gabriel Possenti promove o reconhecimento público do santo e busca sua nomeação oficial pelo Vaticano como o Patrono dos Atiradores. Seu caso tipifica as bases históricas, filosóficas e teológicas da doutrina da legítima defesa. A Sociedade publicou, recentemente, uma monografia intitulada A DEFESA PRÓPRIA E A BÍBLIA, escrita pelo pastor batista Anthony L. Winfield.

Snyder comparou a "tragédia provavelmente evitável" de ontem com um caso que aconteceu próximo ao rio Potomac, em Annandale, Virginia, quando o reverendo Michael R. Duesterhauss, da igreja católica Espírito Santo, usou sua arma para ferir um invasor, assim protegendo a si mesmo e evitando um roubo. Ele também lembrou que, em julho passado, duas monjas enclausuradas em Tunja, na Colômbia, a 130 km de Bogotá, as irmãs Eva Maria Silva e Luz Adelia Barragan, feriram mortalmente a tiros um homem, Severo Mendez, que invadiu o monastério em El Topo.

Snyder observou que os cidadãos idôneos dos EUA usam suas armas defensivamente cerca de 4 milhões de vezes por ano, de acordo com estudos da Universidade Estadual da Flórida, e assim interrompendo milhões de crimes. Também notou que o prof. John Lott Jr., da universidade de Yale, demonstrou, em seu estudo de 1998 intitulado MAIS ARMAS MENOS CRIMES, que os estados que permitem os cidadãos andarem armados experimentaram grandes reduções nos índices de assassinatos, estupros, furtos e assaltos.

Snyder, recentemente, concedeu a medalha e a comenda da Sociedade São Gabriel Possenti à deputada Carmem Amendori, do condado de Carroll, pela autoria do projeto de lei que permitirá o porte de arma em Washington. No certificado lê-se "por sua defesa do direito dos cidadãos honestos possuírem os meios de defender suas vidas contra a violência criminosa".

Entre os outros que receberam a comenda estão Suzanna Gratia Hupp, cujos pais foram assassinados num massacre num restaurante em Killeen (Texas), ocasião em que ela teve de deixar sua arma no carro porque uma lei texana proibia o porte de arma em locais públicos e ela nada pode fazer para salvá-los. Posteriormente, ela lutou com sucesso para a passagem de uma lei liberando o porte de arma para os cidadãos texanos e acabou elegendo-se deputada estadual.

Também já receberam a comenda os reverendos Poage, Duesterhaus e Winfield - Arcebispo de Custodio; Alvim Pereira - Vice Presidente da capela da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e inúmeros políticos norte-americanos.

************************************************************
* O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
* para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
* formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
* armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
* imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
* outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
* pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
* teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
* solicitando seu desligamento.                            *
* Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
* ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
* ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
* ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
************************************************************


Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

Retornar ao ARMARIA ON-LINE