O CORREIO DO CIDADÃO Nº 088

TIROTEIO ATIÇA DEBATE SOBRE ARMAS

divulgado em 14/SET/99

Publicado em Cincinnati Post - 09/set/99
reportagem da equipe do Post

Quando o gerente Eugene Clifford, da loja de Avondale, acertou três bandidos armados que jogaram sua esposa no chão e tentaram roubar sua loja, ele mergulhou de cabeça no debate nacional sobre armas.

"O que aconteceu explica exatamente porque o crime diminui nas áreas onde os cidadãos portam armas", diz Larry Pratt, diretor executivo da Gun Owners of America - GOA (Proprietários de Armas da América).

"O lojista teve sorte, porque a chance de fazer mal uso da arma nessas situações é muito grande" afirma David Bernstein, da Handgun Control Inc. (NT: o mais forte "lobby" anti-armas dos EUA).

Clifford atingiu mortalmente um dos invasores e feriu os outros dois. Nem ele nem sua mulher se machucaram no incidente matinal.

No mês passado, em Covington - estado de Kentucky, um quase-ladrão armado foi ferido por sua quase vítima que, para seu azar, era um cidadão legalmente armado.

E, no ano passado, o dono de uma loja de penhores em Taylor Mill - Kentucky, surpreendeu uma dupla de ladrões armados sacando sua arma de sob o balcão e ferindo os dois.

"Estes são bons exemplos porque os cidadãos devem ter armas", disse John Snyder da organização Comitê de Cidadãos pelo Direito de Ter e Usar Armas. "A presença de uma arma inibe o crime". "As pessoas estão cansadas de serem vitimadas por criminosos e por políticos que dizem que os cidadãos não devem se defender".

Ohio é um dos sete estados dos EUA que não permitem seus cidadãos portarem armas.

Kentucky passou a permitir o porte de arma oculto há três anos e o assistente do chefe de polícia, Bill Dorsey, admite que foi surpreendido pela ausência de problemas.

"Eu achava que teríamos um aumento de incidentes com armas, mas não vimos isso acontecer", ele admite. "Acho que isso fala em favor dos mais de 50 mil kentuckianos que tiraram o porte de arma". "Ainda assim, permanece meu sentimento que a lei do porte de armas botou mais armas em nossa sociedade e, infelizmente, algumas dessas armas podem cair em mãos erradas".

Quanto aos lojistas atirarem nos ladrões, Dorsey diz que isso depende das circunstâncias.

"Se o lojistas entender que o ladrão está disposto a matá-lo, então a atitude mais sábia é se defender" declarou. "Mas, nos casos em que o ladrão não demonstra intenção de ferir alguém, não sei se é correto usar força mortal para evitar que ele leve U$20,00 da caixa registradora".

Bob Bacon, chefe de polícia de Terrace Park, diz que o treinamento com armas de fogo deve ser mandatório para qualquer um que tem arma, especialmente para os lojistas. "Os lojistas devem passar por um treinamento intensivo. O curso obrigatório deve vir junto com o direito de portar a arma".

Bernstein, da Handgun Control Inc., entende que o comerciante de Avondale, que atirou nos ladrões, teve sorte em sobreviver. "Podia ter acabado de forma diferente. As vezes é melhor perder algum dinheiro que perder a vida. Tudo depende das circunstâncias, mas na maioria das vezes é melhor prevenir que remediar".

Pratt, da GOA, afirma que aos cidadãos honestos deve ser permitido portar armas para enfrentar os criminosos armados. "Como a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, os cidadãos armados ocupam esse espaço".

************************************************************
* O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
* para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
* formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
* armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
* imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
* outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
* pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
* teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
* solicitando seu desligamento.                            *
* Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
* ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
* ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
* ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
************************************************************


Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

Retornar ao ARMARIA ON-LINE