CORREIO DO CIDADÃO nº 056
    divulgado em 31/out/98

      ESTUDO MOSTRA MAIS CRIMES NA INGLATERRA QUE NOS EUA - LONDRES (REUTERS) - Você corre maior risco de ser atacado na Inglaterra que nos Estados Unidos, segundo um novo estudo sobre a criminalidade apresentado com alguma consternação na Inglaterra no Domingo passado. (11/out/98).
      O trabalho, conduzido por um professor da Universidade de Cambridge e um estatístico do Departamento de Justiça americano, mostra que os índices para crimes sérios, tais como assalto, roubo, invasão de domicílio e roubo de automóveis, são todos mais altos na Inglaterra e País de Gales que nos EUA. Assassinatos e estupros ainda são maiores na América, mas estão em ascensão na Grã Bretanha, informou o jornal The Sunday Times, que reportou o estudo em manchete na primeira página. A reportagem diz que a Inglaterra pode ter leis sobre armas mais severas, mas os EUA têm sentenças de prisão mais rigorosas.
      "É opinião corrente que o crime nos EUA é o maior do mundo, enquanto a Inglaterra é um oásis de paz e tranqüilidade. Bem, essa opinião está errada" disse o Sunday Times em editorial. "Precisamos urgentemente rever nossas premissas sobre lei e ordem".
      O jornal The Mail reproduziu, no domingo, parte das conclusões do estudo. Lá é mostrado que, em 1995 - o último ano para o qual existem estatísticas completas nos dois lados do Atlântico - aconteceram 20 assaltos para cada 1000 pessoas na Inglaterra e País de Gales contra apenas 8,8 nos Estados Unidos. O índice de roubos é hoje 1,4 vezes maior na Inglaterra e País de Gales do que nos EUA e a taxa de arrombamentos em residências é quase o dobro da americana, mostra a reportagem.
      Uma porta-voz do Ministério do Interior (British Home Office) declarou que as autoridades estavam cientes do estudo. "Devemos publicar nossas próprias estatísticas na terça feira, que irão refletir o estado atual da criminalidade no Reino Unido" disse a porta-voz.

      COMENTÁRIO: No dia 13 de outubro o Jornal Nacional, da TV GLOBO, teceu loas ao desarmamento ocorrido na Inglaterra e propôs que o mesmo aconteça no Brasil. Como se pode depreender por essa notícia da REUTERS, a situação não é o mar de rosas que a GLOBO nos quer fazer crer. Desde que começou a restringir violentamente o uso de armas, em 1988, a posse de armas legais no Reino Unido só fez declinar enquanto a criminalidade só fez aumentar (ver gráfico anexo ). Os EUA com seus 200 milhões de armas e política porte livre são muito mais seguros que a Inglaterra com sua política de desarmamento. Isto apesar das drogas, tensões raciais, imigração ilegal, violência policial e outros problemas que afligem os EUA intensamente e que são bem menores na velha Albion.
      Podemos complementar essa notícia com a informação de que o número de assaltos a mão armada aumentou 117% na Inlaterra entre 1988 e 1992. - fonte: British Home Office).

      ************************************************************
      * O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
      * para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
      * formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
      * armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
      * imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
      * outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
      * pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
      * teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
      * solicitando seu desligamento.                            *
      * Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
      * ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
      * ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
      * ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
      ************************************************************


      Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

      Retornar ao ARMARIA ON-LINE